quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Tão pouco tempo para explicar o básico


Vou ensinar-te aquilo que devias saber: imagina um sistema de coordenadas cartesiano, com dois eixos perpendiculares entre si, onde na vertical temos a ordenada, vulgarmente denominada y, e na horizontal a abcissa, geralmente denominada x. Depois, imagina duas funções, que vá, podem ser rectas se considerarmos primeira ordem para não complicar, uma representando o convencimento daquilo que achas que sabes, a outra representando aquilo que realmente sabes, sendo que na ordenada se representa a escala de conhecimento. A primeira começa com ordenada na origem positiva muito alta, a outra com ordenada na origem negativa muito baixa. Neste momento seria bom ter-se decidido em função de quê variam estas funções, isto é, ter-se definido a variável independente, ter-se dado um nome ao x, antes de se continuar com este exercício onanista, mas oh, não, não se definiu nada, ups. E como se pode ter uma função de x, se não se definiu o x? Se se esqueceu desse pequeno detalhe? Pois, não se tem. Tem-se uma função independente do x, ou seja, uma função constante, que não varia, pelo que não há declives nenhuns, mas apenas duas rectas paralelas à abcissa, que não se tocam nunca mais, isto é, até ao infinito, em linguagem matemática, pelo que nunca se aproximam, nem há possibilidade de intersecção, muito menos a ilusão dela.

De facto, a matemática explica muita coisa.

6 comentários:

Anónimo disse...

mas... mas...
então quer dizer que o original é treta?
quer dizer que os outros também são flops???


oh, que admiração...

Anónimo disse...

mto bem :)

Só uma dúvida:
O que é um " exercício onanista"???

obrigado pela atenção dispensada

pipi das meias altas disse...

google it? dá resultados.

Anónimo disse...

Google it... Até parece que é muito difícil dizer que é masturbação. Ou também não sabes o que quer dizer e usas a expressão porque é chique?

pipi das meias altas disse...

Não, também não sei o que quer dizer, e é por isso é que usei a expressão num contexto que faz sentido.

E não, não era difícil dizer o que quer dizer, tal como não é difícil perder 30 segundos a consultar um dicionário online, e estimular os neurónios. Pesquisar faz bem, a sério.

Anónimo disse...

"Pesquisar faz bem, a sério." Pois faz. Talvez devesses começar a pesquisar outros blogs para fazeres a tua sátira, porque este já começa a ficar como qualquer outro blog - repetitivo, chato e sem graça. Neste momento, parece uma conversa de surdas.